Os erros e acertos no plugin de arquivo "*.ora" e novidades sobre softwaeres de pinturas digital open source.

Olá pessoal, o My Paint tem várias ferramentas ótimas para pintura digital semelhantemente parecida com as ferramenta reais para pintura tradicionais vejam o link Minaha Pintura Digita no MyPaint que eu tinha feito fim de ano de 2017 para 2018.
No momento eu não vi nenhuma atalização do My Paint até agora, mais existe ferranentas do My Paint dentro do Gimp vejam:


Abriu or arquivo também "*.ora" no Gimp 2.10 e acredito que abre no Gimp 2.9.5 em desenvolvimento apesar de ter parado o projeto do Gimp 2.9 para 2.10, mais vocês podem instalar o Gimp 2.9.5 por curiosidade lenbrando que está em desenvolvimento, mais é desnecessário por uma razã, o Gimp 2.9 foi continuado no Gimp 2.10 "e bota Gimp 2.xx nisso".

Quando eu usava Ubuntu 16.04 LTS  eu fiz um teste no tratamento de imagem vejam:





Infelizmente o Gimp 2.8.16 está bugado para abrir arquivos "Open Raste(.ora)" por padrão do My Paint vejam:
 Originallmente foi feito no My Paint.
 Fahou no Gimp 2.8.16 o plugin "*.ora"

Para quem usa ainda 2.8 pela minha pesquisa foi melhorado esse problema no 2.8.17 e 2.8.18, para quem usa Gimp e My Paint separados. Eu até fiz uma pergunta na Live que eu assisti e participei nas pergunta do Diolinux parece que não está mais gravado pesquisei na Google encontrei. Eu acredito que no PhotoGimp 2.8 abre arquivo "*.ora". Sabendo que o Gimp abre o arquivo "*.xcf" por padrão.

O Gimp 2.10 ou a partir do desenvolvimento das fases 2.9.x ficou desnecessário baixar o My Paint por essa fases até chegar ao Gimp de agora usa dentro dele ferramentas de My Paint e com novos recursos têm no Gimp 2.10 com interface "mais bonita de se ver" até a tela de carregar enquanto inicia e ficou menos trabalhoso para também abrir sem falha o arquivo "*.ora" apesar do Gimp abrir com cilidade desde o Gimp 2.8.x de onde eu testei que abre arquivo "*.svg".

Agora eu vou falar sobre o Krita que abre arquivos de Gimp e My Paint e a extenssão "*.Kra" por padrão, veja a mesma imagem do feita no My Painte abrindo no Krita:

 Recentemente eu tinha baixado via flatpak no Linux Mint 18.3 Syllvia o Krita 3.3.3 e a partir de hoje pela manhã ela atualizou para a versão 4.0.3 com tamanha alterações em algumas ferramentas de pincel mais a função a mesma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Para quem desejam criar gŕaficos "Pixel-Art" com BMP de 256 cores, GrafX2

Outro editor de Pixel Art (Arte Pixel), o Aseprite.

Conheçam para quem não conhece AZPainter.